Impostômetro nos R$ 600 bilhões

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcança hoje, por volta das 15h20, a marca de R$ 600 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros neste ano.

 

Ao contrário do que costuma acontecer, a marca será atingida no mesmo dia que em 2013. É a primeira vez que isso ocorre desde 2009. A razão é que em abril deste ano, importantes setores da economia – como o financeiro e o automotivo – recolheram menos tributos e não houve receita oriunda de fontes extraordinárias.

 

Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), lembra que, apesar da desaceleração da economia houve aumento de impostos recentemente . “Assim, deve-se ponderar que o governo já elevou a tributação das bebidas (cujo consumo deve aumentar durante a Copa), e que poderá realizar novos aumentos de impostos sobre bens de consumo, o que contribuirá para uma desaceleração ainda maior da economia. Isso é inaceitável”, frisa.

 

Dia das Mães Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que quem comprar presentes para o Dia das Mães pagará imposto que vai de 17,71% num buquê de flores a 78,43% num perfume importado.

  

Fonte: Diário do Comércio