Demanda de pessoas físicas recua no país

A demanda do consumidor por crédito recuou 1,1% em maio, na comparação com os dados dessazonalizados contra abril de 2014, revela a Boa Vista SCPC.

Na comparação contra maio do ano passado, a queda em todo o país foi de 2,6%.

 

A tendência de queda do indicador foi intensificada, tanto na análise do resultado acumulado no ano quanto na análise dos valores acumulados em 12 meses. Enquanto nos primeiros cinco meses de 2014 a retração de 1,7%, no acumulado em 12 meses esta retração foi de 0,9%.

 

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação do acumulado no ano, a demanda por crédito nas instituições financeiras teve intensificação da queda, passando de -1,4% para -1,7%. Mantida a base de comparação, o setor não financeiro manteve estabilidade, com resultado de maio próximo ao do mês anterior de -0,5%.

 

Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,8% e o não financeiro diminuiu 0,1 pontos percentuais (-0,4%).

 

A desaceleração da demanda por crédito segue em linha com o cenário de incerteza que ainda permeia a economia brasileira. Além da maior cautela do consumidor, pelo lado da oferta a política monetária restritiva enfrentada nos últimos meses também vem contribuindo para que a busca por crédito seja menor. A negativa por parte dos concedentes tende a desestimular uma segunda tentativa dos consumidores que buscam crédito no curto prazo.

  

Fonte: DCI