Cadastro de Produtos
Neste capítulo explicaremos o cadastro de produtos e a configuração da tela. O cadastro de
produtos poderá ser feito com o tipo normal, grade, edição, série e/ou lote.
É necessário que seja feito o cadastro de Classe, Subclasse e Moeda, primeiramente, pois estes
são obrigatórios para o cadastro do produto. Outros dados que devem estar previamente
cadastrados são: Grupo, Família, Fornecedor, Classificação Fiscal, Classe de Impostos,
Mensagem para a Nota.
Para maiores informações sobre esses cadastros, veja o capítulo Cadastros Básicos.
Para abrir esta tela:
Selecione o módulo Cadastro;
Clique no menu Produtos.
Configurar essa Tela
A configuração desta tela permite determinar quais campos e tabelas serão mostrados no
cadastro de produtos, além de outras opções explicadas a seguir.
Geral
Tipos de Produtos Disponíveis
Selecione neste quadro os Tipos de produtos que serão utilizados pela empresa. Os tipos
disponíveis são: Normal, Grade, Edição e para as versões Corporate estão disponíveis também
os tipos: Série e Lote – Validade.
Normal: Essa opção é para cadastrar os produtos que não têm nenhuma característica
exclusiva.
Grade: Utilize essa opção para controlar os produtos que tem Cor e Tamanho, como roupas e
calçados.
Edição: Essa opção é mais utilizada em revistarias / livrarias, para controlar a edição das
revistas.
Série (Disponível somente para as versões Corporate): Essa opção é utilizada em lojas de
celulares, onde o controle dos produtos é feito pelo número de série.
Lote – Validade (Disponível somente para as versões Corporate): Essa opção é mais
utilizada em Farmácias para o controle de validade dos medicamentos.
Campos Especiais de Classificação
São campos opcionais para a pesquisa dos produtos, os quais serão utilizados quando as
classificações de Classe, Subclasse, Grupo e Família não forem suficientes. Esses campos
poderão ser nomeados da maneira mais coerente para a sua empresa.
Depois de criado os campos de Pesquisas, eles serão mostrados em Cadastro / Básicos /
Referência a Produtos, com o(s) nome(s) dado(s).
O cadastro de pesquisa deverá ser criado em cadastros Básicos, para que em seguida selecione
as classificações criadas no cadastro de Produtos.
Exemplo: Em uma livraria terá as seguintes Classe, Subclasse, Grupo e Família:
Classe Subclasse Grupo Família
Livraria Livros Nacional Ficção
Papelaria Revistas Importado Livros Técnicos
Revistaria Dicionários Biografia
Presentes Enciclopédias Literatura Infantil
E os campos de pesquisas criados serão: Autor, Editora, ISBN.
Próximo Código Disponível (Disponível somente para as versões Corporate)
Essa opção facilita a busca do Próximo Código, para empresas que trabalham com alguns
produtos cadastrados com o código do fabricante e outros com código interno.
Digite nesse campo o código que deverá ser o máximo para os produtos que serão cadastrados
com o código interno, assim o sistema irá buscar o Próximo Código dentro desse limite.
Exemplo: Na sua empresa, a tela de produtos foi configurada com o Próximo Código
Disponível, com número máximo 1000.
Para o primeiro produto cadastrado, foi utilizado o código 1.
Para o segundo foi utilizado o código de barras que vem no produto: 7897777777775.
Ao cadastrar o terceiro produto, utilizando o código interno, o sistema irá buscar como próximo
código o número 2. Se não houvesse preenchido essa opção, seria 7897777777776.
Código do Produto
Neste quadro poderá configurar as seguintes opções:
Permite usar letras e números: Selecionando essa opção, será permitido cadastrar produtos
com código alfanumérico.
Somente número: Selecionando essa opção, será permitido digitar somente números no campo
código.
Tabelas de Preços
Configure nesta aba quais tabelas de preços serão mostradas na tela de cadastro de produto.
Nela será possível configurar até 6 (seis) tabelas de preços de vendas e uma tabela para o preço
de custo. Caso não utilize todas as tabelas poderá selecionar a opção Não mostrar.
Para mostrar as tabelas de preços no cadastro de Produtos, faça a seguinte configuração:
Marque a opção Mostrar Quadro de Preços;
Nos campos Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3, Tabela 4, Tabela 5, Tabela 6 e Custo, clique na seta
ao lado e selecione a tabela que deseja mostrar.
Se não for utilizar todas as tabelas, selecione a opção Não mostrar.
Em seguida clique no botão Gravar.
Campos a Mostrar
A configuração desta aba irá determinar quais campos e quadros serão mostrados na tela de
cadastro de Produtos. A utilização dessa configuração irá facilitar e agilizar o seu registro.
Poderá configurar as seguintes opções:
Preços com 3 casas decimais:
Código que o fabricante usa;
Localização;
Observação;
Fabricante;
Comissão;
Aceita qtde fracionada;
Desconto.
Pastas a Mostrar
Determine quais as abas serão mostradas na tela de cadastro de Produtos. As abas disponíveis
são:
Adicionais;
Impostos.
Cadastrando produto
Para cadastrar o produto é necessário que preencha o Código, Nome, Tipo, Classe, Subclasse,
Moeda. Os cadastro de Grupo, Família e os campos de Pesquisas são opcionais.
Código
Este campo permite até 20 dígitos, sendo letras e números dependendo da configuração feita no
menu Configurar essa tela e do tipo de produto a ser cadastrado.
Ao lado direito desse campo contém ( seta azul direita ) o ícone para trazer o próximo código a ser cadastrado.
Atenção: Ao utilizar Letras no código dos produtos a opção de trazer o Próximo Código
Disponível não irá considerar os códigos alfanuméricos, apenas os numéricos.
Nome
Este campo permite até 50 dígitos, sendo letras e números.
Tipo
Selecione nesse campo o Tipo do produto que está sendo cadastrado. As opções são: Normal,
Grade, Edição, Série e Lote, de acordo com a configuração.
Cadastrando um produto com Tipo Normal
Para cadastrar um produto normal, o código poderá ter no máximo 20 dígitos entre letras e
números.
A inicialização do estoque poderá ser feita através do campo Outras Opções que se encontra
no rodapé desta tela, ou pela tela de entradas.
Cadastrando um produto com Tipo Grade
O código do produto a ser cadastrado deve ter entre 4 e 8 dígitos numéricos. Será utilizado
mais 3 dígitos para o código do tamanho e 3 para a cor.
Exemplo: O código do produtos é 654321, o código da Tamanho é 10 e o código da Cor é 3.
O código da grade será 654321010003. O sistema irá completar com 0 (Zero) os códigos do
Tamanho e da Cor para que fiquem com 3 dígitos cada um.
Será mostrado no rodapé da tela, um botão com o nome Grade, onde poderá criar as
combinações das cores e tamanhos do produto e informar o estoque inicial. As cores e os
tamanhos devem estar pré cadastrados em cadastros Básicos / Referente a Produtos.
A criação da grade facilita o controle de estoque dos produtos com as combinações de
tamanhos e cores. O preço será o mesmo para as diversas combinações criadas por produto.
Clicando no botão Grade serão mostradas as seguintes informações:
Incluir Novos Produtos na Grade (Ctrl + F2)
Nesta aba selecione os tamanhos e as cores, referente ao produto, para criar as combinações da
grade.
Selecione os tamanhos a incluir
Neste quadro selecione todos os tamanhos que o produto cadastrado contém.
Selecione as cores a incluir
Neste quadro selecione todas as cores que o produto cadastrado contém. Em seguida, clique no
botão Incluir Seleções.
No quadro abaixo serão listadas as combinações criadas e em cada linha poderá informar as
seguintes opções:
Estoque
É possível informar o estoque inicial de cada combinação criada. Só poderá informar o estoque
nessa opção, quando estiver fazendo o cadastro do produto. Depois terá que utilizar a tela de
entradas para atualizar o estoque.
Etiqueta
Essa opção permite cadastrar a quantidade de etiqueta que deseja imprimir de cada
combinação.
para as versões Corporate é possível cadastrar os códigos dos produtos utilizados pelos
fabricantes / fornecedores nos campos Cód. Fabricante 1 e Cód Fabricante 2. No momento
da venda o sistema irá considerar esses códigos para a busca do produto.
Atenção: Se houver na grade alguma combinação inexistente, pode selecionar a linha
correspondente e pressionar a tecla Delete no teclado, para excluir.
Verificar / Alterar Grade Existente (Ctrl + F3)
Nesta tela poderá visualizar toda a grade cadastrada para o produto e alterar os códigos dos
Fabricantes / Fornecedores.
Atenção: Ao apagar uma linha da grade, certifique-se de que a mesma não foi utilizada em
nenhuma movimentação no sistema, pois essa informação não aparecerá mais na impressão de
relatórios e nas movimentações feitas.
Cadastrando um produto com Tipo Edição
Para cadastrar um produto com o Tipo Edição, é obrigatório que o código tenha 13 dígitos. Na
movimentação do produto serão utilizados 13 dígitos para o código do produto e mais 5 dígitos
para o código da edição.
Ao gravar um produto com o Tipo Edição será mostrado no rodapé da tela um botão com o
nome Edição, onde poderá informar todas as Edições do produto.
Para cadastrar a Edição:
Clique no botão Edição;
Código: Informe o código referente à edição.
Nome: Informe o nome e/ou o número da edição.
Exemplo: Se a revista tem a sua edição mensal, pode ser digitado o nome do mês como:
Janeiro, Fevereiro ou se a revista é semanal, pode ser digitado, 1ª semana, 2ª semana.
Atenção: O estoque do produto com edição deve ser iniciado e atualizado através da tela de
Entradas, no módulo Movimento. Antes de fazer qualquer operação na tela de Entrada,
cadastre as edições no cadastro de Produtos, no botão Edição.
Cadastrando um produto com Tipo Série
(Disponível somente para as versões Corporate)
Ao gravar um produto com o Tipo Série, será mostrado no rodapé da tela um botão com o
nome Série, onde poderá visualizar o historico das séries cadastradas. O estoque do produto
poderá ser iniciado no campo Outras Opções.
Em todas as movimentações, feitas com produtos com série, será necessário estar com o
produto em mãos para que seja informado o número de série correto da peça que está sendo
movimentada.
A operação de Encomenda não poderá ser feita com os produtos com série. O Shop Control
oferece relatórios exclusivos para produtos com séries.
Cadastrando um produto com Tipo Lote – Validade
(Disponível somente para as versões Corporate)
Em todas as movimentações, feitas com produtos com lote, será necessário estar com o produto
em mãos para que seja informado o lote correto do produto que está sendo movimentado.
Para os produtos com Lote não será possível fazer as movimentações de Empréstimos de
mercadorias e Encomendas.
Ao gravar um produto com o Tipo Lote, no rodapé da tela será mostrado um botão com o
nome Lote, onde poderá visualizar todos os lotes cadastrados.
O estoque dos produtos com Lote poderá ser iniciado no campo Outras Opções ou na tela de
Entradas no módulo Movimento.
Unidade de venda
Preencha essa opção com a unidade de venda do produto. Exemplo: Kg (Quilo), Un (Unidade),
Cx (Caixa), M (Metro), etc.
Localização
Serve para informar qual a localização do produto em sua empresa. Exemplo: em qual
prateleira ou seção ele se encontra.
Desconto
Informando o percentual de desconto nesse campo, no momento da venda o preço do produto
será mostrado já com o desconto, independente da tabela de preço que estiver sendo usada.
Fabricante
Ultilize esse campo para informar o nome do fabricante do produto.
Desconto Máx (%) (Disponível somente para as versões Corporate)
É utilizado para informar o desconto máximo que poderá ser dado ao produto, no momento da
venda.
Atenção: Nas vendas o sistema considerará o menor percentual de desconto cadastrado entre
as opções de desconto máximo por produto, vendedor, tabela de preço e tela de saídas.
Situação do Produto
Controlar estoque desse produto
Marque esta opção para controlar o estoque do produto. Se essa opção estiver desmarcada o
estoque do produto sempre aparecerá zerado, independente das movimentações feitas.
Aceita qtde Fracionada
Marque para informar que o produto pode ser vendido em unidades que necessitam de
quantidade fracionada. Exemplo: peso, metros, etc.
Preços com 3 casas decimais
Marque essa opção caso o preço do produto tenha 3 (três) casas decimais. Exemplo: os preços
de combustíveis – R$ 9,999.
Não incluir nas listas de preços
Marque essa opção para que o produto não apareça no relatório: Imprime preços (Tabela de
preços).
Inativo
Marcando essa opção o Produto não aparecerá nas telas de busca do sistema (saídas, entradas,
etc). Será permitido fazer todas as operações no sistema, mas para isso terá que digitar o código
do produto. Caso necessite restringir também a movimentação do produto, poderá marcar as
opções Bloqueado para Venda e Bloqueado Para Qualquer Movimento.
Permite complemento do nome (Disponível somente para as versões Corporate)
Marcando essa opção, no momento da venda aparecerá um campo que será utilizado para a
descrição do produto. Essa descrição ficará gravada na tela de vendas.
Exemplo: Em uma loja de tintas são criadas várias combinações para cores, nesse caso, será
cadastrado o produto Tinta (de acordo com suas especificações) e no momento da venda, no
campo complemento, será digitado a referência da cor da tinta criada.
Bloqueado para venda (Disponível somente para as versões Corporate)
Marcando essa opção, será possível utilizar todas as operações do sistema para movimetnar o
produto, exceto, a operação de venda.
Exemplo 1: O Fornecedor faz entrega de um produto novo e determina uma data para o
começo da venda. Essa data terá que ser a mesma do lançamento do produto.
Marcando essa opção, poderá transferir esse produto entre as filiais em uma determinada data,
liberá-lo, desmarcando essa opção para que os funcionários possam fazer a venda do produto.
Exemplo 2: O fornecedor informa que o produto saiu de linha e que não pode mais ser vendido
pois será substituído por outro. Ao marcar essa opção, não será possível fazer venda com o
produto, mas poderá gerar a operação de devolução ao fornecedor para tirá-lo do estoque.
Bloqueado para qualquer movimento (Disponível somente para as versões Corporate)
Marcando essa opção, não será possível fazer qualquer tipo de movimentação.
Observações
Digite nesse campo, informações referente ao produto. Na tela de venda, os vendedores terão
acesso a essas descrições e também poderão fazer a busca pelo campo Observações.
Estoque
Este quadro mostra informações sobre o estoque da filial de origem e de todas as filiais
cadastradas no sistema.
Última Compra
Este quadro mostra informações da última compra realizada do produto: Data, Preço e
Fornecedor.
Adicionais (Ctrl+F3)
Fornecedor
Neste quadro pode ser informado até 5 (cinco) fornecedores do produto. Os nomes poderão ser
adicionados manualmente, conforme explicação abaixo. A quinta posição pode ser atualizada
de acordo com a tela de entradas, dependendo da configuração escolhida no módulo
Configurações, em Operações de Entradas.
Para adicionar o nome do fornecedor:
No campo Fornecedor, pressione SetaBaixo no teclado para fazer a busca;
Selecione o fornecedor do produto;
Clique no botão Adiciona;
O nome do fornecedor do produto será mostrado no quadro abaixo;
Clique no botão Gravar (F2).
Para remover o nome do fornecedor.
No campo Fornecedor, digite o código do fornecedor que está selecionado no quadro abaixo;
Clique no botão Remove;
O nome do fornecedor do produto será removido do quadro.
Pesos
Neste quadro poderá informar o peso do produto. É importante o preenchimento desse campo
para empresas que trabalham com transportadoras, pois será calculado o peso total dos
produtos e impresso na nota fiscal.
Líquido: Digite neste campo apenas o peso do produto, .
Bruto: Digite neste campo o peso total do produto com a embalagem.
Foto do Produto
Neste quadro poderá adicionar a foto do produto a ser mostrado nas telas de vendas e consulta
dos produtos, etc.
O tamanho máximo para incluir a foto é de até 30 Kb, no formato JPG ou GIF. O tamanho da
foto é de 225 x 150 pontos.
Se as fotos forem visualizadas pelas estações NET, é recomendável que tenha o tamanho
máximo de 10 Kb, deixando, assim, a consulta mais rápida.
Comissão
Neste quadro poderá determinar se a comissão a ser paga pela venda do produto será em
percentual ou em valor.
Comissão desse produto sobrepõe a comissão do vendedor
Selecione esse campo caso o produto tenha um percentual / valor de comissão diferente da que
está no cadastro do funcionário. No momento da venda desse produto será considerado o
percentual / valor informado aqui para calcular a comissão. Caso contrário, será calculado o
percentual definido no cadastro de Funcionários.
Código usado pelo fabricante / fornecedor
É possível cadastrar até 2 (dois) códigos que o Fabricante / Fornecedor utiliza para o produto
para as versões Corporate e 1 (um) para a versão advanced, além do código interno já criado. O
sistema fará a busca do produtos também por esses códigos.
Atenção: Na maioria dos relatórios será usado o código interno dos produtos, para a
impressão.
Impostos
Classificação Fiscal
Selecione a classificação fiscal, que deve ter sido previamente cadastrada na tela de cadastro de
Classificação Fiscal, referente ao produto.
Classes de Impostos
Selecione a Classe de Impostos, que deve ter sido criada na tela de Classe de Impostos no
menu Cadastros Básicos, referente ao produto.
Nome para Nota
Utilize esse campo caso deseje que o nome do produto, a ser impresso na nota fiscal, seja
diferente do cadastrado.
Mensagem para Nota
Selecione a mensagem, que deve ter sido criada na tela Mensagem para a nota no menu
cadastro Básicos, para ser impressa na nota fiscal como uma observação do produto.
Outras opções
Mostra informações referente ao estoque do produto e a suas movimentações. Contém as
seguintes opções:
Estoque Inicial
Ao fazer o cadastro do produto, selecione essa opção para digitar o estoque inicial. Essa opção
só poderá ser utilizada caso não tenha feito nenhuma movimentação de entrada e saída com o
produto.
Os produtos gravados com o Tipo Normal, podem ter o estoque iniciado no campo Outras
opções. Depois de iniciado o estoque, deve-se utilizar somente a tela de entradas para lançar a
quantidade no estoque.
Para os produtos gravados com o Tipo Grade, inicie o estoque no botão Grade.
Para os produtos gravados com o Tipo Edição, inicie o estoque na tela de Entradas no módulo
Movimento.
Os produtos gravados com o Tipo Série e com o Tipo Lote, poderão ter o seu estoque iniciado
no campo Outras opções. Depois de iniciado o estoque, deve-se utilizar somente a tela de
entradas para lançar a quantidade no estoque.
Estoque Atual
Essa opção permite a consulta do estoque de todas as filiais cadastradas. Permite visualizar
também o estoque de produtos emprestados para clientes, pedidos pendentes, reservados,
encomendas e saldo para entrega futura. Clicando no campo cinza, poderá verificar mais
detalhes sobre cada situação de estoque.
Estoque Mínimo / Ideal
Essa opção permite que seja determinado o estoque Mínimo / Ideal para cada uma das filiais
cadastradas.
Esses dados serão utilizados posteriormente no relatório de Produtos a Comprar.
Lançar o mesmo estoque Mínimo / Ideal para todas as filiais: Essa opção permite que seja
digitado o mesmo estoque mínimo e ideal para todas as filiais cadastradas.
Para lançar o estoque mínimo para todas as filiais:
Informe o estoque mínimo e ideal nos seus respectivos campos;
Clique no botão Lançar;
Serão listadas todas as filiais cadastradas no sistema com o estoque informado.
Caso a sua empresa trabalhe com estoque Mínimo / Ideal diferenciados por filiais, é possível
informar esses dados para cada filial.
No quadro onde mostra as informações das filiais cadastradas.
Clique na linha da filial que deseja alterar;
Nos campos digite o Estoque Mínimo e Estoque Ideal;
Clique no botão Grava Alterações.
Últimas Movimentações
Esta opção mostrará informações das últimas 30 movimentações de entradas e saídas realizadas
com o produto selecionado.
Essa tela mostra as seguintes informações:
Data: Mostra as datas das últimas movimentações feitas com o produto.
Saída: Mostra a quantidade de produto que saiu do estoque.
Entrada: Mostra a quantidade de produto que entrou no estoque.
Estoque Final: Mostra a situação do estoque, após a movimentação do produto.
Descrição: Mostra o tipo da movimentação e sequência efetuada.
Documentos
Esta tela serve para armazenar documentos referente ao cadastro do produto localizado.
Ao anexar um documento no cadastro do produto aparecerá o ícone . Se não houver
documento anexado aparcerá o ícone .
Atenção: Na versão Advanced é possível armazenar no máximo 10 arquivos, somando todos
os documentos armazenados no cadastro de Clientes/ Fornecedor, Produtos, na tela de
Vendas e módulo Escritório.
Para maiores informações, consulte o capítulo Documentos.
Busca (F6)
Esta tela facilita a busca e/ou pesquisa dos produtos para que sejam feitas as alterações nos
cadastros.
Menu Opções
Esse menu contém opções que facilitarão o cadastro de seus produtos, pois poderá selecionar
os campos que deseja manter para o cadastro dos próximos produtos.
Por exemplo: Está cadastrando vários produtos que pertencem a uma classe.
Clique no menu Opções;
Clique na opção Mantém Classe;
Ao limpar a tela para cadastrar um novo produto esse campo permanecerá preenchido.
Atenção: Ao cadastrar um novo produto, verificar se o produto pertence a todos os campos
fixos. Ao fechar a tela de Cadastro de Produtos, essa configuração será desfeita. As opções
disponíveis são: Mantém Classe, Mantém Subclasse, Mantém Grupo, Mantém Família,
Mantém Moeda, Mantém Unidade de Venda, Mantém Desconto, Mantém Desconto Máximo,
Mantém Localização, Mantém Fabricante, Mantém Nome e Mantém Impostos.
Copia Produto (Disponível somente para as versões Corporate)
Esta opção permite copiar os dados de um produto já cadastrado para um novo produto, com
código diferente.
Novo código: Neste campo digite o novo código para o produto.
Informações a serem copiadas
Neste quadro selecione as opções que deseja copiar junto com as informações cadastrais dos
produtos.
Poderá copiar as seguintes informações:
Custo / Cálculo do preço de venda: Selecione este campo para copiar os dados informados na
tela de Cálculo de Custo.
Fotos: Selecione este campo para copiar a foto do produto.
Preços promocionais: Selecione este campo para copiar os preços promocionais do produto.
Copiar: Clique neste botão para copiar os dado do produto.
Alterar Classe, Subclasse, etc
Esta opção permite alterar as classes, subclasses, grupo, família e os campos de pesquisa, para
produtos já cadastrados.
Para alterar essas informações:
Clique na opção Alterar Classe, Subclasse, etc;
Selecione a opção que deseja alterar, no campo O que deseja alterar?;
Clique no botão Continuar para alterar a classificação do produto.
Selecione a nova informação e clique em Alterar.
Alterar Código
Esta opção permite alterar o código do produto localizado.
Para alterar o código:
Clique na opção Alterar Código;
Digite o novo código desejado, na tela que abrirá;
Clique em Alterar Código.
Atenção: A opção Alterar Código pode demorar, dependendo da quantidade de
movimentações do produto no banco de dados.