Cadastro de Clientes / Fornecedores

Cadastro de Clientes / Fornecedores

Cadastro de Clientes e Fornecedores

Nesta tela poderão ser realizados os cadastros de clientes, fornecedores, revendedores,

transportadoras, comissionados e outros. Esses registros serão utilizados, futuramente, nas

operações de vendas, compras, recebimentos, pagamentos, relatórios, entre outros.

Alguns cadastros feitos anteriormente, poderão ser utilizados nessa tela de forma opcional. Os

cadastros opcionais são: Classe de Clientes, Grupos para Mala Direta, Contas Bancárias,

Vendedores, Tipo de Contatos Efetuados.

Para abrir esta tela:

• Selecione o módulo Cadastro;

• Clique no menu Clientes e Fornecedores e em Cadastro.

Configurar essa Tela

A configuração desta tela será utilizada para determinar quais campos serão mostrados na tela

de cadastro e quais terão preenchimento obrigatório.

Geral

Nesta aba poderá ser feita a configuração do CNPJ / CPF e criar faixas de código para cada

uma das classificações contidas no sistema.

Quanto ao CNPJ / CPF

Nesta tela pode-se configurar as restrições para o cadastro do CNPJ / CPF.

Não gravar em branco: Marcando essa opção, será possível fazer o cadastro somente se o

campo CNPJ / CPF estiver preenchido.

Não gravar repetido: Marcando essa opção não será possível fazer dois cadastros com o

mesmo CNPJ / CPF.

Não gravar errado: Marcando essa opção será verificado o número do CNPJ / CPF, não

permitindo gravar números inválidos.

Faixas de códigos para novos registros (Disponível somente para as versões Corporate)

O sistema permite criar faixas de códigos para cada uma das classificações contidas no sistema.

Esta opção facilita e agiliza a busca do próximo código do cliente, fornecedor, revendedor,

transportadora, comissionado ou outros, no momento do registro.

O campo código é numérico e permite até 10 (dez) dígitos.

Atenção: Ao optar em fazer essa configuração, é importante analisar se a faixa especificada

entre os códigos vai suprir os futuros registros, pois não será possível alterar essa faixa após o

início dos cadastros.

Bloqueia fora da faixa: Selecione para não permitir registros fora das faixas criadas.

Exemplo:

Tipo De Até

Cliente 1001 9999

Fornecedor 401 1000

Revendedor 101 200

Outros 1 100

Comissionado 201 300

Transportadora 301 400

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Atenção: Se não for criada uma faixa de código para cada Tipo de cadastro, deixe os campos

em branco, pois o sistema irá preencher automaticamente com zero (0).

Campos a Mostrar

A configuração desta aba irá determinar quais campos serão mostrados na tela de cadastro de

Cliente e Fornecedor.

As opções Adicionais, Adicionas 2, Contatos Efetuados ou Crédito na pasta Abas a Mostrar

são configuráveis. Marcando essas opções, poderá determinar quais funções deseja mostrar em

cada uma delas. Caso não marque as opções Adicionais ou Adicionais 2, não será necessário

preencher o quadro correspondente à elas.

No quadro Aba Cadastrais selecione os campos a serem mostrados na aba Cadastrais

(Ctrl+F2), selecionando somente os campos que serão utilizados pela empresa.

Nesse quadro pode-se, também, configurar o Tipo Padrão e o campo Física/Jurídica.

Tipo Padrão: Escolha o tipo de cadastro que será mais utilizado para fazer os registros da

empresa como cliente, fornecedor, revendedor, transportadora, comissionado e outros, ou deixe

em branco para que o tipo seja escolhido no momento do cadastro.

Física/Jurídica: Escolha o tipo de pessoa que será mais utilizada para fazer os registros ou

deixe em branco para que seja escolhido no momento do cadastro.

Campos Obrigatórios

(Disponível somente para as versões Corporate)

Nesta aba marque os campos que serão de preenchimento obrigatório no momento da gravação

do registro.

Os campos que poderão ser selecionados são: Fantasia, Endereço, Complemento, Bairro,

Cidade, Estado, CEP, Telefone, Fax, Inscrição e Endereço de Entrega.

Cadastrando Cliente / Fornecedor

Código: O campo Código é numérico e permite até 10 (dez) dígitos.

Caso tenha configurado no sistema a utilização da opção Faixa de Códigos para Novos

Registros, clicando no ícone ao lado do código, terá as opções: Mostra código cliente,

Mostra código fornecedor, Mostra código revendedor, Mostra código transportadora,

Mostra código comissionado e Mostra código outros. Escolha uma dessas opções para que o

sistema mostre qual o próximo código disponível, ser utilizado.

Nome: Digite o nome do cliente que está sendo cadastrado.

Tipo: Determine qual é o tipo do cadastro que está sendo realizado. Se a configuração do

sistema estiver para usar a faixa de código, ele preencherá o campo automaticamente. Além das

opções de clientes e fornecedores, pode-se também fazer os seguintes registros.

Revendedor: Selecione essa opção para cadastrar as pessoas que compram os seus produtos

para revender.

Transportadora: Selecione essa opção para cadastrar as transportadoras da empresa. Esse

cadastro será utilizado, futuramente, na impressão de nota fiscal e para o cálculo do frete.

Comissionados: Selecione essa opção para cadastrar pessoas que não trabalham na empresa,

mas indicam clientes para compras. e recebem um percentual de comissão. Na tela de vendas é

possível selecionar o comissionado para ser gerada sua comissão.

Ao selecionar o Tipo Comissionado será mostrado na tela o campo Percentual de Comissão,

onde poderá informar o percentual que será utilizado para o cálculo do valor das comissões.

Exemplo 1: Em uma farmácia de manipulação.

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Os médicos indicam seus clientes a comprarem os remédios receitados. Nessa farmácia, este

médico será cadastrado com o Tipo Comissionado.

Exemplo 2: Uma Loja de materiais de construção.

O arquiteto indica seus clientes a comprarem o material, para a obra. Nessa loja, este arquiteto

será cadastrado com o Tipo Comissionado.

Cadastrais (Ctrl+F2)

Busca CEP (Disponível somente para as versões Corporate)

Nesta tela será possível fazer a busca do endereço por CEP. Para isso, clique no ícone da Lupa,

ao lado do campo Endereço, e digite o CEP desejado.

Ao digitar o CEP na tela de busca não utilize pontuações e nem espaços.

Exemplo: O CEP é 80.000-000 deverá digitar 80000000.

Física / Jurídica

Ao selecionar a opção Física, serão mostrados os campos CPF e RG para que sejam

preenchidos.

Ao selecionar a opção Jurídica, serão mostrados os campos CNPJ e Inscrição Estadual para

que sejam preenchidos.

Desconto (%)

Ao informar um percentual de desconto nesse campo, ele será calculado em todas as vendas

feitas para esse cadastro.

Classe

Neste campo poderá informar a qual Classe de Clientes ele pertence. Preencha esse campo

com uma das opções que já devem estar cadastradas em Classe de Cliente / Fornecedor, em

cadastros Básicos.

Vendedor

Ao selecionar um vendedor, no cadastro de clientes, este aparecerá automaticamente no

momento da venda. O mesmo poderá ser alterado, caso necessário.

Vendedor Exclusivo (Disponível somente para as versões Corporate)

Marque essa opção depois de selecionar o vendedor. No momento da venda não será possível

alterar o vendedor. Toda a venda feita para esse cliente, irá gerar comissão para este vendedor.

Inativo

Marcando essa opção o Cliente / Fornecedor não aparecerá nas telas de busca do sistema

(saídas, entradas, relatórios, etc). Será permitido fazer todas as operações no sistema para ele,

mas deverá ser digitado o código do cliente / fornecedor.

Bloqueado

Marcando essa opção não será permitido fazer operações para o Cliente / Fornecedor. Seus

dados aparecerão nas telas de busca do sistema.

Não Incluir na Mala Direta

Com essa opção marcada o cadastro não será incluso no arquivo para impressão de Mala

Direita.

Última compra

Neste campo será mostrada a data da última compra feita Nessa Filial e a última compra feita

em Todas Filiais.

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Pessoas de Contato

Este quadro será utilizado para cadastrar os dados das pessoas de contato na empresa do

Cliente / Fornecedor.

Para incluir novo contato:

• Clique no ícone ;

• Abrirá uma janela, onde será digitado o nome da pessoa para contato;

• Aparecerão os seguintes dados para que possam ser preenchidos: CargoB, Dia Aniv, Mês

Aniv, Ano Nasc., Ramal, Telefone, e-mail e Sexo.

Adicionais (Ctrl+F3)

Nesta aba poderá cadastrar informações adicionais referente ao cliente, como e-mail, limite de

crédito, formas de pagamento, entre outros.

Informações sobre Crédito (Cliente)

Neste quadro determine o valor máximo que o cliente terá de crédito nas compras a prazo. No

momento da venda será feita uma análise do limite de crédito desse cliente, caso esse limite

seja excedido o sistema não permitirá a venda.

para as versões Corporate será possível controlar a data que foi lançado o crédito e também

determinar uma data de validade para que seja feita uma nova análise.

Limite de Crédito (R$): Digite o valor do limite de crédito que o cliente terá com a empresa.

Data da Análise / Reanálise (Disponível somente para as versões Corporate): Digite a data

que foi realizada a análise de crédito do cliente.

Data de Validade (Disponível somente para as versões Corporate): Digite neste campo a

data da nova análise que será feita do crédito do cliente.

Por exemplo, a reanálise será feita a cada seis meses, digite a data correspondente ao

vencimento deste período.

Formas de Pagamento

Neste quadro selecione se o cliente pode fazer compras com Cheque, Cheque-pré e parcelado.

Pode comprar com cheque: Para vendas à vista feitas com cheques.

Pode comprar c/ cheque pré: Para vendas a prazo, parceladas com cheque.

Pode comprar parcelado: Para vendas a prazo, parceladas com boletos ou carnês.

Transportadora

Esse campo serve para especificar qual transportadora será utilizada para esse cliente.

Facilitando no momento da venda.

Frete

Neste quadro determine a forma de cobraça do frete e a transportadora, no momento da venda

esses dados serão preenchidos automaticamente.

Não aplicável: O Frete não será calculado na venda e não será incluso na nota, pois a

mercadoria é retirada no local.

Pago pelo Cliente: O Frete será cobrado do cliente, calculado na venda e somado no total da

nota fiscal.

Pago pela Empresa: O Frete será pago pela empresa. O valor do frete será impresso na nota

fiscal, mas não será somado no total da nota.

Insc. Municipal

Informe neste campo o número da inscrição municipal

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Cliente protestado

(Disponível somente para as versões Corporate)

Selecione esta opção caso o cliente tenha sido enviado para protesto.

Vendedor 2

(Disponível somente para as versões Corporate)

Preencha esse campo caso queira definir um vendedor 2 padrão para esse cliente.

Conta de Caderno

A Conta Caderno permite que o cliente faça compras na empresa sem determinar a data para o

pagamento.

Cliente tem conta: Marque essa opção para liberar que o cliente tenha uma conta caderno na

empresa.

Conta fecha dia (Disponível somente para as versões Corporate): Especifique nesse campo

o melhor dia para o acerto da conta do cliente.

Home Page

Informe neste campo o endereço eletrônico do site pessoal / empresa do cliente.

e-mail

Informe nesse campo o e-mail para contato com o Cliente / Fornecedor.

e-mail Depto Financeiro

(Disponível somente para as versões Corporate)

O e-mail informado nesse campo será utilizado no módulo Financeiro, para o envio de

cobranças para o cliente.

Comentário Gerente

(Disponível somente para as versões Corporate)

Nesse campo pode ser adicionado os comentários para esse cadastro. A alteração e/ou adição

desse campo depende das permissões configuradas no cadastro de Funcionários.

Dados Extras

(Disponível somente para as versões Corporate)

Caso queira acrescentar os seguintes dados:

Ruas próximas: Preencha com uma ruas de referência próximas ao endereço do cliente.

Texto para exibir nas telas de saídas e vendas: A mensagem cadastrada neste campo será

mostrada na tela de vendas, quando este cliente for selecionado.

Tabela de preços obrigatória: Selecionando uma tabela de preço neste campo, será

obrigatório usá-la, no momento da venda.

Não permite transações de empréstimo de mercadoria

Marque essa opção para não permitir empréstimo de mercadoria para esse cliente.

Adicionais 2 (Ctrl+F4)

Nesta aba poderá informar os endereços adicionais do cliente e também cadastro empresarial e

selecionar os grupos de mala direta.

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Dados Cobrança

Informe nesta aba os dados de cobrança do cliente. Esses dados serão utilizados no momento

da venda, para a impressão do boleto e para gerar o arquivo do CNAB.

Nesse quadro será possível acrescentar um endereço específico para cobrança.

Conta bancária: Selecione a conta bancária da empresa, onde serão lançados os pagamentos

dos boletos.

Mens. boleto: Preencha com a mensagem a ser impressa no boleto, para o cliente.

Instruções codificadas para banco (CNAB): Os códigos serão informados pelo seu banco,

através da documentação. Caso trabalhe com geração de arquivo do CNAB, utilize esses

campos para instruções específicas para esse cliente.

Endereço Entrega

Nesse quadro será possível acrescentar um endereço específico para entrega.

Contab.

Código para Contabilidade

Grupos para Mala Direta

Nesse quadro informe a quais Grupos de interesse o cliente pertence.

O cadastro dos Grupos para Mala Direta deve estar previamente cadastrado, no menu

Básicos.

Para adicionar um Grupo da Mala Direta:

• No campo Grupo, pressione SetaBaixo no teclado para fazer a busca ou digite o código do

Grupo;

• Clique no botão Adicionar;

• No quadro ao lado serão mostrados os grupos escolhidos.

Para apagar um Grupo da Mala Direta:

• Selecione a linha que mostra o Grupo que deseja apagar;

• Clique no botão Apagar.

Determinar Filial do Cliente

(Disponível somente para as versões Corporate)

Esse quadro permite selecionar a filial onde o cliente foi cadastrado, facilitando assim, a

impressão do relatório de clientes por filial.

Exclusivo dessa Filial: Marcando essa opção, o cliente será exclusivo da filial que foi

cadastrado, não permitindo ser feita uma venda em outra filial.

Cadastro Empresarial

(Disponível somente para as versões Corporate)

Esse campo deverá ser preenchido somente para pessoa jurídica, de acordo com as informações

fornecidas pelo cliente / fornecedor.

Quadro Societário: Informe o(s) nome(s) do(s) sócio(s), conforme o Contrato Social.

Cliente e Fornecedores: Digite os dados de referência para confirmação de crédito.

Data Fundação: Data que foi fundada a empresa.

Capital Social: Valor do capital, conforme contrato social.

Consulta de Crédito: Informações obtidas em órgãos de proteção ao crédito.

Outras Informações: Preencha esse campo com informações adicionais.